PORTAL DE AGENTES

Simulador para valor de reconstrução de edificios de habitação

capital reconstrução

APS disponibiliza simulador para cálculo do capital a segurar para a reconstrução de imóveis de habitacão

A ferramenta é apresentada na forma de um recurso “transparente e fácil de usar”, projetado para ajudar os segurados a “prever o valor da reconstrução da propriedade a partir de um nível de informação relativamente simples, ou seja, a projeção do valor de reconstrução do imóvel, isto é, o valor do capital seguro“.

Com base num conjunto de informações a introduzir pelo utilizador – correspondentes à área, qualidade, localização, arquitetura e outros elementos caracterizadores do imóvel – é calculado no momento, um valor de referência do custo de reconstrução da habitação.

Desta forma, o utilizador pode avaliar o valor que custaria erguer de raiz, depois de totalmente destruído, um imóvel ou fração com um padrão equivalente.

O valor obtido poderá e deverá ser sempre objeto de ajustamento por parte do tomador do seguro no caso da fração ou imóvel apresentar características específicas face a uma habitação padrão equivalente.

O simulador, disponível no site da APS, gratuito e acessível online, foi desenvolvido em cooperação com o Instituto de Superior Técnico, para ajudar a simular o valor da reconstrução imobiliária nas apólices de habitação.

Segundo a APS “O Simulador do Custo de Reconstrução de Imóveis (SCRIM) pretende servir de referencial indicativo do custo de reconstrução para edifícios habitacionais em Portugal, tendo em vista o cálculo do capital a segurar nas apólices de seguros de Incêndio e Elementos da Natureza e de Multirriscos de habitação.”

Nos seguros de Incêndio e Elementos da Natureza e de Multirriscos, a determinação do capital seguro é da responsabilidade do tomador do seguro.

No caso dos edifícios, deve corresponder ao custo de mercado da respetiva reconstrução, tendo em conta o tipo de construção e outros fatores que possam influenciar esse custo.

Ainda que não vinculativamente, durante muito tempo os preços de construção da habitação por metro quadrado do regime de renda condicionada dos contratos de arrendamento para fim habitacional serviram de referência para o custo de reconstrução associado ao capital seguro dos edifícios habitacionais.

A sua aplicação às áreas das propriedades a segurar permitia aos tomadores de seguro projetar facilmente o valor base do capital, sujeito naturalmente a majorantes ou minorantes em função das características particulares da construção e/ou do estado de conservação da habitação.

Estes preços variavam conforme a zona do país e eram atualizados anualmente por Portaria.”

Importante informar que “os resultados obtidos através deste simulador são meramente indicativos, e por este motivo, os tomadores não estão obrigados a aceitá-los, cabendo-lhes sempre a responsabilidade de indicar o valor, em concreto, pelo qual pretendem segurar o seu imóvel”.

O simulador de custos de reconstrução, permite aos segurados definir o valor a segurar, salvaguardando o atrás referido. 

Deve ser dada uma atenção muito especial ao valor do capital a segurar, na medida em que, um valor seguro desfasado do real valor de reconstrução, poderá resultar numa indemnização insuficiente para a recuperação do imóvel.

O link para este simulador, juntamente com muitos outras “utilidades”, também está disponível na área de Ferramentas dos Agentes WIBNET.

Vem conhecer melhor a WIBNET…